Como o gaúcho chama o cachorro? Verifique isto – Como se fala cachorro em gaúcho
Guaipeca
É o modo como os gaúchos chamam cachorros, geralmente vira-latas. Vamos passear, guaipeca.Compartilhe
- Atucanar: Aborrecer, irritar, preocupar.
- Bah: Interjeição que exprime surpresa, admiração, reprovação.
- Baita: Muito grande, enorme.
- Bomba: Projétil, doce, canudo.
- Cacetinho: Pão francês.
- Chiar: Reclamar, emitir chiado.
- Chinelagem: Baixaria.
- Cusco: Cachorro sem raça definida.
matungo
Pingo é a maneira carinhosa e tradicional que o gaúcho chama seu cavalo, às vezes também é chamado de matungo. O cavalo é o companheiro do gaúcho e do peão nas lidas campeiras e no Rio Grande do Sul o “cavalo crioulo” é um dos símbolos do estado.
Na linguagem regional gauchesca, prevalece, atualmente, a forma escrita e falada “tchê”, empregada geralmente ao final de uma frase, como expressão de espanto, surpresa ou como forma de chamar a atenção de alguém, como se fosse um vocativo. Exemplo: “O que é isso tchê” Mas bah tchê, tava bom barbaridade!”
Porque o gaúcho fala tu
Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tu” gaúcho com facilidade.Gírias da região Sul
- Solito: sozinho, sem companhia;
- Tri: bom, legal, muito maneiro;
- Cacetinho: pão francês;
- Dar uma banda: sair, dar uma volta;
- Alçar a pena: montar no cavalo;
- Guri e Guria: menino e menina;
- Bah: é uma expressão usada em diversas situações e no início das frases;
Autor do dicionário "gauchês", com palavras faladas pelos gaúchos, conta que a gíria "tri" surgiu do tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1970.
Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tu” gaúcho com facilidade.
Quem fala tu é gaúcho
Para falar o “gauchês”, uma das características mais marcantes é o famoso uso do “tu” e suas conjugações como “ti”, “teu”, “tua” e “contigo”. Ou seja, os gaúchos não falam “você”, e sim o “tu”. Mas conjugar corretamente os verbos é algo opcional e quase pouco usado pelos mais jovens.Cavalo Crioulo
O governador Olívio Dutra sancionou o projeto de lei do Legislativo que inclui o Cavalo Crioulo como animal-símbolo do Rio Grande do Sul, reconhecendo-o juntamente com o quero-quero, como patrimônio cultural do Estado.Autor do dicionário "gauchês", com palavras faladas pelos gaúchos, conta que a gíria "tri" surgiu do tricampeonato do Brasil na Copa do Mundo de 1970.
O "bah" é quase um suspiro que, dependendo da entonação, serve para externalizar basicamente qualquer sentimento que existe: decepção, alegria, espanto, medo, admiração, raiva. O "tchê" é uma interjeição exclamativa para chamar a atenção de alguém.
Dicionário Gaudério (gauchês)/português
- Abagualado – grosseiro, rude, inculto, rústico, abrutalhado, viril.
- Abichornado – desanimado, triste, doente, amoado.
- Ala-putcha-tchê – interjeição de surpresa.
- Arrecém – há pouco.
- Arreganhado – exibido.
- Atucanado – preocupado.
- Arrancar-se – sair logo, rapidamente.
A prenda é a companheira do gaúcho.
Como gaúcho chama carne moída
É carne moída em Florianópolis, ou guizado, para os gaúchos. Separamos algumas gírias locais para você não fazer feio durante um intercâmbio com pessoas de outros estados.Inventaram que é um termo utilizado comumente no sul do país, para salgado. Quem inventou que salgado se fala bandeclay no sul mentiu legal.Com o propósito de chamar o pão francês, ou pão de sal, os gaúchos falam cacetinho.