O que é o Espírito Santo? Verifique isto – O que é o Espírito Santo segundo a Bíblia


O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.O Espírito Santo presta testemunho da verdade. Ele é a fonte do testemunho pessoal e da revelação. Ele pode guiar-nos em nossas decisões e proteger-nos de perigos físicos e espirituais. Ele é conhecido como o Consolador, Ele pode acalmar nossos temores e encher-nos de esperança.

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 12“Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender agora. Quando, porém, vier o Espírito da verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará.

1. Mateus 3:11: O Espírito Santo santifica-nos. Os Santos dos Últimos Dias acreditam que, assim como o batismo pela água é importante para nos limpar dos nossos pecados, também o recebimento do Espírito Santo, ou o batismo pelo fogo, o é.

Como saber se você tem o Espírito Santo

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.Quando estamos unidos a ela, tornamo-nos Pentecostes vivos, o lugar onde o Espírito Santo de Deus age, fecunda a vida nova e nos faz gerar o homem e a mulher nova em Cristo. Somos os primeiros a ser gerados no ventre de Maria, ali onde Jesus foi concebido em Sua forma humana, onde assumiu essa natureza humana como nós.Todo espírito humano ("ruach" em hebraico, e "pneuma" em grego) é santo, nem que ainda o seja apenas em potencial (em forma de semente), pois é criatura emanada diretamente de Deus e semelhante a Ele.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

Quais são os sinais da presença do Espírito Santo

Quando começam a florescer sentimentos como desapego, autoesquecimento e serenidade ou ausência de conflitos psicológicos, quando passamos a dar mais importância ao plano de Deus e às necessidades que se apresentam do que a nossa pessoa, é sinal de que a energia divina já está trabalhando conosco.O Espírito Santo também é chamado de Espírito do Senhor. A Bíblia ensina que “o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, [e] temperança”.Quando o Espírito toca o coração, ele sofre uma mudança. Quando o indivíduo (…) sente o Espírito trabalhando nele, ou quando vê uma evidência do amor e da misericórdia do Senhor em sua vida, ele é edificado e fortalecido espiritualmente, e sua fé Nele aumenta.

Tal choro nos leva a buscar a presença de Deus, a Sua justiça, não a nossa, a nos lastimar pelos pecados, nossos e do mundo, a uma decisão de mudar, buscando a perfeição que existe somente em Deus. O choro também pode resultar de um coração quebrantado diante do Senhor.

Se você crê em Jesus, se você confia em sua palavra quando é dito que Deus se fez carne, que em nosso meio habitou e foi morto em uma cruz pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia e que um dia vai voltar para habitar conosco em toda eternidade, então você é uma pessoa que tem o Espírito Santo fazendo …

O Espírito Santo presta testemunho da verdade e deixa uma impressão tão profunda na alma a respeito da realidade de Deus, o Pai, e do Filho, Jesus Cristo, que nenhum poder ou autoridade da Terra é capaz de afastar a pessoa desse conhecimento.”

Quem estuda o Espírito Santo

Pneumatologia é a ciência que estuda o Espírito Santo onde: PNEUMA: Espírito ou Vento. LOGOS: Estudo ou tratado. Então no seu sentido etimológico Pneumatologia é a ciência que estuda sobre a pessoa do Santo Espírito. No Hebraico, a palavra Espírito é Ruach que significa: Ar, Vento, Sopro e Espírito.“O pai é Deus, o filho é Deus e o Espírito Santo é Deus. Um Deus único, ainda que formado por 3 pessoas.” Muitos outros concílios foram realizados depois para sistematizar a teologia cristã. Mas as principais dúvidas sobre o Criador já estavam esclarecidas.Obedecer Fielmente
É essencial que obedeçamos fielmente aos mandamentos de Deus para recebermos o Espírito Santo. Essa verdade nos é lembrada todas as semanas quando ouvimos as orações sacramentais e partilhamos dignamente do pão e da água.