Pode colocar o vinho na geladeira? Verifique isto – Pode pôr o vinho na geladeira


A geladeira é o lugar ideal para conservar o vinho que sobrou na garrafa. Preferencialmente, guarde-a na vertical e não na porta. E, claro, isso também tem prazo. Grande parte dos vinhos podem ficar, em média, até três dias na geladeira após abertos, sem registrar muitas alterações no sabor e aroma.3 dias
Eles têm durabilidade de 2 a 3 dias na geladeira, com tampa. Os brancos mais leves e também os vinhos rosé têm durabilidade de até 3 dias, também com tampa e na geladeira. A média de duração de uma garrafa aberta de espumante dentro da geladeira é de no máximo 2 dias.

O vinho é uma bebida delicada e cheia de nuances, os vinhos brancos costumam ser servidos gelados e os tintos em temperatura ambiente. Mas, nenhum vinho deve ser servido além de 20ºC, pois, a uma temperatura dessas a evaporação do álcool será intensa.

De forma geral, os vinhos devem sempre ficar em um ambiente com temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 16ºC, sem muita oscilação. Se a temperatura for um pouco mais alta que isso e você for consumir o vinho daqui a alguns dias, não há risco de a bebida sofrer a degradação.

Tem problema colocar o vinho na geladeira e depois tirar

Como armazenar o vinho depois de aberto

No entanto, se sobrou bebida na geladeira das festas de fim de ano, elas podem ser retiradas e armazenadas.

Mais benefícios do vinho: Beber vinho em prol da saúde pode minimizar os efeitos do cigarro no organismo, prevenir doenças cardiovasculares, equilibra a pressão arterial, reduz a formação de cálculos renais e previne gripes e resfriados.

No geral, os espumantes, vinhos rosés e brancos, se estiverem muito gelados farão com que as papilas gustativas tenham dificuldades para sentir os sabores. Já se muito quentes, vão ressaltar o álcool se tornando enjoativos. Quando os vinhos tintos estão muito gelados, os taninos ficam desagradáveis e os aromas somem.

Qual vinho se bebe gelado

De uma forma geral, é indicado que espumantes, vinhos brancos e rosés sejam servidos mais frios. Isso porque, gelado, esses rótulos têm sua acidez e sensação de frescor destacadas pela baixa temperatura.O ideal é que seja servido entre 6°C e 8°C, se for leve e doce; 7°C e 10°C, caso seja jovem, meio-seco ou encorpado; e de 10°C a 12°C, para os que são encorpados. Caso fiquem mais quentes, vão apresentar álcool em excesso.Para que isso ocorra, o álcool presente no vinho (etanol) reage com as moléculas de oxigênio do ar e é oxidado a ácido etanóico (acético), principal componente do vinagre.