Por que Santos se chama Santos? Verifique isto – Por que o Santos se chama Santos


Santos tem esse nome graças à Santa Casa de Misericórdia, o primeiro hospital do Brasil. O Papa Gregório XIII e seu calendário Gregoriano, onde cada dia tinha uma referência a um santo da Igreja Católica.A história de Santos começou em 1532, ocasião na qual Brás Cubas, fundador da cidade, chegou ao Brasil de Portugal com Martim Afonso de Souza, donatário da Capitania de São Vicente. Então, adquiriu as terras de Jurubatuba e de Enguaguaçu, onde já existia uma igreja no outeiro de Santa Catarina.

Atribui-se a fundação de Santos a Brás Cubas, sertanista português que, em 1536, recebeu a mais vasta sesmaria do litoral da Capitania de São Vicente. Em 1543, Brás Cubas instalou às margens da baía a Casa de Misericórdia de Todos os Santos para abrigar doentes dos navios que chegavam da metrópole.

Assim Santos é um dos poucos municípios brasileiros que sabem exatamente seu local de fundação: o outeiro de Santa Catarina, no Centro. Na rocha ainda existente, uma placa indica como início da povoação a época de 1543.

O que significa de Santos

Santos (ou dos Santos) é um sobrenome com origem religiosa. Inicialmente era dado àqueles que nascessem no dia de Todos os Santos (1º de novembro), não primogênitos (que não usariam o sobrenome paterno), bastardos ou mulheres.Significado de Santo
adjetivo Que se refere à divindade; considerado sagrado. Relacionado com religião, com ritos sagrados. Que recebeu canonização, passando a ser cultuado pelos fiéis. Que vive de acordo com as leis de Deus e da Igreja.O surgimento de Santos tem início com a ocupação do litoral paulista pelos portugueses, em 1532, com a chegada de Martim Afonso de Sousa, fundador da Vila de São Vicente, que veio acompanhado de inúmeros homens, entre eles Braz Cubas, o fundador da Vila de Santos.

Em 22 de janeiro de 1502, uma expedição portuguesa chegou à Ilha de Gohayó. Assim que desembarcaram, deram a ela o nome de São Vicente. Você já deve ter escutado essa história inúmeras vezes. Exatos 337 anos depois, em 26 de janeiro de 1839, a Vila de Santos foi emancipada e se tornou uma cidade.

É pecado rezar para Santos

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo” (Timóteo 2:5,6). Porém, a fé católica prevê e recomenda orações aos Santos e também a Nossa Senhora.Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.Seus maiores rivais no futebol são o Palmeiras, com quem disputa o Clássico da Saudade; o Corinthians, com quem disputa o Clássico Alvinegro; e o São Paulo, com quem disputa o San-São.

O padrão, portanto, é usarmos são antes dos nomes que iniciam por uma consoante e santo antes de nomes começados por vogal ou por H, já que essa consoante é muda no início de palavras: São Paulo, Santo André, São Roque, Santo Henrique.

“Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, o qual se entregou a si mesmo como resgate por todos. Esse foi o testemunho dado em seu próprio tempo” (Timóteo 2:5,6). Porém, a fé católica prevê e recomenda orações aos Santos e também a Nossa Senhora.

"O culto aos santos nasceu espontaneamente já no começo da Igreja, na época das perseguições. Quando um cristão acabava de ser supliciado, os irmãos se esforçavam para ter ao alcance das mãos os restos mortais.

Quantos Santos existem no mundo inteiro

Há mais de vinte mil santos e beatos católicos reconhecidos oficialmente pela Igreja Católica através do processo de canonização, pelo modo como fizeram a vontade de Deus no mundo a ponto de, pela graça de Deus, merecerem esse reconhecimento por parte da Igreja, mas além desse número de santos reconhecidos oficialmente …Inicialmente era um sobrenome adotado por nobres ibéricos que nasciam em primeiro de novembro, o dia de Todos os Santos. Durante a época da Inquisição em Portugal e Espanha e seus domínios, muitos Cristãos-novos adotaram este apelido, que foi repassado para seus descendentes.Para os católicos, eles são exemplos de vida e, na hora da oração, muitas vezes caminhos para que as preces cheguem a Deus. Com imagens, folhetinhos, promessas, rezas específicas e romarias, os santos são uma das facetas mais populares da Igreja Católica.