É possível entrar em coma dormindo? Verifique isto – Como a pessoa entra em coma sozinha


O estado de coma é uma consequência de um dano ao cérebro, mais especificamente na região do sistema ativador reticular, responsável por controlar a consciência. A região pode ser danificada por ferimentos na cabeça, perda de oxigênio, pressão no cérebro, infecções, fatores toxicológicos e distúrbios metabólicos.Bem, segundo a ciência, esse é um cenário bastante improvável. “Despertar de um coma não é comum, geralmente o paciente morre antes de complicações clínicas”, diz o médico neurologista Mauro Atra, do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo.

A maioria dos neurologistas afirmam que o paciente em coma não sente nada e não demonstra nenhuma percepção, mas opiniões variam, por outro lado existem médicos que afirmam que o paciente pode sim, ouvir e perceber minimamente o mundo ao seu redor.

Coma: o paciente não pode ser despertado e os olhos não se abrem em resposta a qualquer estímulo. Estupor: O paciente pode ser despertado apenas por estímulos físicos vigorosos.

É difícil sair do coma

As chances do paciente vão diminuindo. Lannes diz também que é difícil precisar as sensações que o paciente tem. "Os nervos que recebem os estímulos dolorosos podem estar intactos, mas o cérebro danificado pode não processar a informação, assim o paciente não tem consciência das sensações como frio e calor."Em 2015, um estudo conduzido por pesquisadores do Hospital Hines (EUA) e da Northwestern University, apontou que pessoas com lesões traumáticas em coma podem, sim, ouvir.O paciente, além de estar inconsciente, não pode sentir dor nem se mover durante o ato cirúrgico. A sedação da anestesia é feita com drogas de ação muito curta, pois o objetivo é que o paciente consiga acordar quando a cirurgia acaba (leia: ANESTESIA GERAL | Quais os riscos).

Uma mulher dos Emirados Árabes que ficou gravemente ferida num acidente de carro em 1991 acordou do coma após 27 anos. O caso foi revelado nesta terça-feira pelo filho dela. Munira Abdulla, que tinha 31 anos na época do acidente, sofreu lesões cerebrais quando o carro onde estava bateu num ônibus.

Qual o tempo máximo que uma pessoa pode ficar em coma

A recuperação de uma pessoa no estado de coma varia conforme a gravidade da lesão sofrida. Alguns casos não duram mais do que duas a quatro semanas, outros são irreversíveis. Alguns pacientes, quando saem do coma, entram no chamado estado vegetativo.Segundo o estudioso espírita, André Marouço, o espírito não retrograda no estado vegetativo, ou seja, não para de evoluir. Quando a pessoa está inconsciente ela se liberta das amarras do corpo.Terry Wayne Wallis, de 53 anos, morreu nesta segunda-feira (4) em Arkansas, nos Estados Unidos. Ele ficou em coma por 20 anos, após sofrer um acidente de carro quando tinha 19. Wallis ficou conhecido por acordar do coma de repente, em 2003, para dizer “mãe”, com quem tinha uma relação muito próxima.

Pessoas em estado vegetativo podem fazer algumas coisas, porque algumas partes do cérebro estão funcionando: Elas podem abrir os olhos. Elas têm padrões de sono e vigília relativamente regulares (mas não necessariamente relacionados com o dia e a noite).

Estudos científicos apontam que pacientes em coma induzido, devido à intubação, ao ouvirem gravações de familiares, apresentam recuperação mais rápida. Mesmo sedados, eles podem produzir respostas fisiológicas, como alterações na respiração e expressões faciais.

As chances de recuperação dependem do grau da lesão cerebral sofrida e estão mais relacionadas com a sua causa do que com o nível de coma.

  • Níveis de coma.
  • Síndrome de vigília arresponsiva.
  • Coma estrutural.
  • Coma não estrutural.
  • Coma induzido.

É possível voltar do coma

Muitas vezes, o coma é reversível e, por isso, a pessoa pode voltar a acordar, no entanto, o tempo até que o estado de coma passe é muito variável, de acordo com a idade, estado de saúde geral e a causa.Terry Wayne Wallis, de 53 anos, morreu nesta segunda-feira (4) em Arkansas, nos Estados Unidos. Ele ficou em coma por 20 anos, após sofrer um acidente de carro quando tinha 19. Wallis ficou conhecido por acordar do coma de repente, em 2003, para dizer “mãe”, com quem tinha uma relação muito próxima.Existem até situações em que o coma é induzido pelos médicos para aumentar a velocidade de recuperação do paciente, como acontece nos casos de traumatismos cranio-encefálicos graves. Uma pessoa que está em coma é considerada legalmente viva, independente da gravidade ou do tempo de duração desse estado.