Qual a diferença de cólon e colo? Verifique isto – O que significa cólon


O cólon e o reto fazem parte do aparelho digestivo, que também é denominado sistema digestório ou gastrointestinal (GI). A maior parte do intestino grosso é composta pelo cólon, um tubo muscular de aproximadamente 1,5 m de comprimento. As partes do cólon são denominadas pela forma como o alimento passa por elas.O cólon, por sua vez, é composto por: Cólon ascendente: inclui o ceco e se localiza na parte direita do abdome. Cólon transverso: atravessa a parte superior do abdome da direita para esquerda. Cólon descendente: fica na parte esquerda do abdome.

Ele segue logo abaixo do estômago, na direção da direita para a esquerda. Cólon descendente: inicia-se perto do baço, está presente no lado esquerdo do abdômen e segue para baixo.

Sedentarismo. Pessoas sedentárias têm uma chance maior de desenvolver a doença. Dieta. Uma dieta rica em carnes vermelhas e carnes processadas pode aumentar o risco de câncer colorretal.

Quais os sintomas do câncer de cólon

Sinais e sintomas do câncer de cólon e reto

  • Mudança injustificada de hábito intestinal;
  • Diarreia ou prisão de ventre recorrentes;
  • Sangue nas fezes (pode ser de coloração clara ou escura);
  • Evacuações dolorosas;
  • Afinamento das fezes;
  • Constante flatulência (gases);
  • Desconforto gástrico;
  • Sensação de constipação intestinal;

É um tumor que se desenvolve no intestino grosso, chamado também de câncer do cólon e do reto. É uma doença que pode ser prevenida, pois quase sempre se desenvolve a partir de pólipos, que são lesões benignas que crescem na parede do intestino.A colonoscopia é um exame que avalia o intestino grosso e a parte final do intestino delgado. É recomendada para pacientes que apresentam sintomas de origem intestinal como sangramento nas fezes, diarreia, intestino preso e dor abdominal.

O cólon descendente dos seres humanos desce através do hipocôndrio esquerdo e região lombar, ao longo da borda lateral do rim esquerdo. O cólon descendente faz parte do intestino grosso. O intestino grosso inclui o apêndice vermiforme, o ceco e do cólon.

Onde dói o câncer de cólon

As queixas são mais comuns quando o tumor compromete o lado esquerdo com dores abdominais, tipo cólica, constipação intestinal alternada com diarreia. A presença de sangue é frequente, porém em pequenas quantidades, geralmente de coloração escurecida nas fezes e associada a muco.A colectomia é uma cirurgia que pode ser realizada através de incisão maior no abdômen, ou por meio de uma técnica mais moderna, segura e minimamente invasiva, que é a laparoscopia assistida. Nessa segunda opção, são feitas pequenas incisões para remover não só a parte afetada do cólon, como também os linfonodos.Geralmente, sangue escuro e misturado às fezes indica que o problema está localizado no começo do intestino, enquanto sangue vivo pode ser um indicativo de que a lesão está na porção final do órgão.

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

As queixas são mais comuns quando o tumor compromete o lado esquerdo com dores abdominais, tipo cólica, constipação intestinal alternada com diarreia. A presença de sangue é frequente, porém em pequenas quantidades, geralmente de coloração escurecida nas fezes e associada a muco.

Qual o exame que detecta o câncer de intestino

O câncer de intestino é detectado com exames de imagem e através de pesquisa de sangue oculto nas fezes. O método mais eficaz de prevenção e diagnóstico é a colonoscopia, um exame simples feito com o paciente sedado.dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.Como fazer a limpeza do intestino

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna.
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos.
  3. Aumente a ingestão de fibras.
  4. Consuma amidos resistentes.
  5. Experimente chás de ervas.
  6. Beba sucos e vitaminas.
  7. Hidrate seu corpo.