Qual a melhor fruta para eliminar gases? Verifique isto – O que comer quando se tem muitos gases


“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.As frutas para preparar um bom suco para eliminar gases são laranja, limão, pera, maçã, abacaxi, mamão, melancia, abacate, ameixa e manga, por exemplo. Usar gengibre, erva-cidreira, hortelã, cereais (como aveia) e sementes (como linhaça) também é recomendável.

Veja a seguir alguns desses alimentos que podem aumentar a quantidade de gases no seu organismo, assim provocando momentos desagradáveis, confira:

  • Batata doce;
  • Uvas passas;
  • Ameixas secas;
  • Lentilhas;
  • Cebola;
  • Maçã;
  • Leite e derivados;
  • Alimentos gordurosos;

Os gases também podem ser eliminados mais facilmente com massagem abdominal, que consiste em movimentos circulares, de cima para baixo, como se estivesse tentando eliminá-los para fora do corpo. Ingerir bastante água também ajuda, assim como tomar chá de erva-cidreira com funcho ou remédios com efeito laxante.

Quais são as frutas que não dão gases

A laranja, a ameixa seca, o abacaxi e o mamão, são exemplos de frutas que ajudam muito a saúde intestinal. Elas diminuem a prisão de frente, contribuindo para a eliminação eficiente das fezes, o que acaba também resultando em um volume menor de gases.Evitar os alimentos que provocam gases: ​Leguminosas como feijão, soja, lentilha, grão de bico, ervilha. Legumes como couve-flor, cebola crua, couve de Bruxelas, nabo, brócolis, repolho, batata-doce.Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

Os gases intestinais também podem ser sintomas de uma série de doenças. Entre as principais estão síndrome do intestino irritável, intolerância à lactose, doença celíaca, gastroenterite aguda, insuficiência pancreática, entre outras. Por isso, é sempre importante consultar um médico para o diagnóstico correto.

Qual o motivo de tanto gases

Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.Confira alguns exemplos de chás para eliminar gases:

  1. Chá de erva-doce. A espécie da planta medicinal da erva-doce se chama Pimpinella anisum, capaz de reduzir quantidade de gases intestinais.
  2. Chá de boldo.
  3. Chá de camomila.
  4. Chá de hortelã-pimenta.
  5. Chá de erva-cidreira.

Uma prática comum nesses momentos é tomar chá de funcho com erva-cidreira e caminhar durante alguns minutos. Desse modo, é possível estimular o funcionamento do intestino, eliminando os gases de forma natural. Outra opção é realizar massagens abdominais.

Como fazer a limpeza do intestino

  1. Beba água salgada. Antes de comer pela manhã, misture 2 colheres de chá de sal com um corpo de água morna.
  2. Aposte nos probióticos e prebióticos.
  3. Aumente a ingestão de fibras.
  4. Consuma amidos resistentes.
  5. Experimente chás de ervas.
  6. Beba sucos e vitaminas.
  7. Hidrate seu corpo.

Além disso, frutas como maçãs, pêssegos, peras e ameixas também contêm fibras solúveis que podem causar excesso de gases em algumas pessoas.

Além disso, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gases, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados como os maiores produtores de gases.

Qual é o nome do remédio usado para gases intestinais

Simeticona
A simeticona é um remédio que ajuda a reduzir a retenção de gases pois age rompendo as bolhas que retêm os gases facilitando a sua eliminação e ajudando a aliviar o desconforto, a dor e a pressão causada pelo excesso de gases no estômago ou no intestino.Dormir de lado pode aliviar dores dos gases
Quando isto acontecer, se deitar de lado pode ajudar, já que esta é considerada por muitos como a melhor posição para soltar gases, o que permite reduzir o desconforto.Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas. Outros fatores como genética e má alimentação podem também levar à flatulência.