Quando o dízimo virou lei? Verifique isto – Onde está escrito que Jesus aboliu o dízimo


DÍZIMO A LUZ DO NOVO TESTAMENTO
Nessa passagem o Senhor Jesus em hipótese alguma aboliu a prática do dízimo; somente pessoas desprovidas de uma boa hermenêutica[11] e de nenhuma formação teológica, afirmam uma coisa desse gênero.A lei do dízimo existe desde o princípio e continua em vigor ainda hoje. A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento.

De acordo com o Antigo Testamento, o dízimo surgiu com a Lei de Moisés, que previa o pagamento de 10% dos rendimentos dos fiéis aos necessitados.

Jesus não dá muita importância a dízimos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23: 23).

O que fala em Mateus 23 23

23 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer essas coisas e não omitir aquelas.Abraão deu seu dízimo a um sacerdote-rei cultuado pelos fenícios e cananeus. Embora a identidade e o significado de Melquisedeque não seja assunto bem claro, ele era dos Jebuseus. Mas, Melquisedeque representava a Cristo. E ele abençoou Abraão e sua prática dizimista.A Bíblia nos ensina que Deus sempre ordenou a Seus filhos que pagassem dízimos. Abraão ofereceu dízimos (ver Gênesis 14:20). O dízimo era uma lei para os filhos de Israel (ver Números 18:21–28).

Ressalte que não devemos pagar o dízimo só visando às bênçãos. Devemos fazê-lo com a atitude correta—com boa vontade, alegria e fé. Explique aos alunos que, no passado, o dízimo era pago “em espécie”. Em outras palavras, os membros da Igreja davam um décimo de seus ganhos em coisas como grãos ou gado.

Por que Deus criou o dízimo

Deus instituiu o dízimo desde a criação do mundo, não porque precisa do nosso dinheiro, mas porque quer a nossa fidelidade. Ao criar o mundo, criou o Jardim do Éden e colocou Adão para administrá-lo, ou seja, guardar, cultivar e mantê-lo.Tragam o dízimo todo ao depósito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova", diz o Senhor dos Exércitos, "e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bênçãos que nem terão onde guardá-las.Durante a travessia haverão tempestades. Se tua fé não estiver firmada naquele que tem poder de controlar os ventos e acalmar as ondas, o barco da vida naufragará, não chegará ao destino, o outro lado indicado por Jesus. Lembre-se: Jesus não ordena: “Vá para o outro lado do lago”.

35 Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: 'Há maior felicidade em dar do que em receber' ".

Pois quando Abraão dá seu dízimo a Melquisedeque, ele certamente julgava que estava praticando um costume já existente nas nações, que davam dízimos aos seus reis, e Melquisedeque também era rei (Gn 14:18). Além do mais, Abraão deu este dízimo uma única vez e não transmitiu esse costume ao seu filho e a seus netos.

Malaquias 3:7–12—Israel recebe o mandamento de pagar o dízimo e fazer ofertas, com a promessa de grandes bênçãos. Doutrina e Convênios 119:3–4—Os santos devem dar, anualmente, um décimo de sua renda como dízimo.

O que se fala do dízimo no Novo Testamento

Muitos se perguntam se o dízimo é um mandamento ou se a prática do dízimo está presente no Novo Testamento. No Novo Testamento não há nenhuma regra clara sobre o dízimo, mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. O dízimo é a décima parte do rendimento, ou seja, 10% de uma renda.No Novo Testamento não há nenhuma regra clara sobre o dízimo, mas diz que o crente deve ser generoso em suas ofertas para o trabalho da igreja. O dízimo é a décima parte do rendimento, ou seja, 10% de uma renda.“Roubará o homem a Deus Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.