Quem foi o primeiro Silva? Verifique isto – Quem foi o primeiro Silva no mundo


“É um sobrenome bastante popular em Portugal, e não podemos nos esquecer de que mais de 35% da população brasileira é descendente de portugueses”, afirma Hägele. O primeiro Silva a chegar no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, no ano de 1612.A origem dos "Silvas" é controversa, mas tudo indica que o apelido surgiu no Império Romano para denominar os habitantes de regiões de matas ou florestas – silva que, em latim, significa "selva". Muitos desses habitantes refugiaram-se do império justamente na península Ibérica.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

Silva, por exemplo. Um dos sobrenomes mais populares do Brasil — na verdade o mais popular — é também o 63º mais usado em todo o mundo, sabia São nada menos do que 6.762.149 pessoas que carregam o Silva em seus nomes — desses, 5.073.774 estão no Brasil, o que garante que a cada 40 brasileiros, um chama Silva.

Quem teve o primeiro sobrenome Silva

O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais. Hoje, é impossível saber quantos “Silvas” existem no Brasil já que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema.Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além disso, escravos herdavam o sobrenome de seus senhores, e Silva era a família mais numerosa de Portugal.Silva é selva em latim, o que não dá pistas sobre local de origem nem linhagem familiar. Quando o Brasil foi colonizado, muita gente queria recomeçar a vida e adotou o Silva para garantir anonimato. Além disso, escravos herdavam o sobrenome de seus senhores, e Silva era a família mais numerosa de Portugal.

1. [ Botânica ] Designação dada a vários arbustos da família das rosáceas, do género Rubus. 2. Composição lírica (própria da poesia castelhana) em que o verso de dez sílabas alterna com o de seis sem rima certa e regular, admitindo até alguns versos soltos.

Qual é o sobrenome mais raro do Brasil

Sobrenomes mais raros do Brasil

Viturino Carolino Calado
de Ribamar Umbelino Schultz
do Monte Mendonça Bacelar
do Amparo Paranhos Manhaes
Bernardino Joaquim Terto

Cavalcanti
A maior família brasileira é a Cavalcanti, de origem italiana, e não a dos Silvas, diferentemente, portanto, do que a maioria das pessoas pensa.Muitos desses habitantes se refugiaram do império justamente na península Ibérica (hoje Portugal e Espanha). O primeiro “Silva” a fixar raízes no Brasil foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. Daí em diante, o sobrenome começou a se espalhar pelo país e não parou mais.

Os nomes surgiram com o próprio advento da linguagem, na Pré-História. A partir do momento em que descobre que é capaz de dominar e transformar a natureza, o homem começa a perceber também que pode nomeá-la e se comunicar, lançando as bases para o desenvolvimento das sociedades.

portugueses
Sobrenomes portugueses mais comuns
Segundo um levantamento do site “Nós, portugueses”, os 10 sobrenomes (apelidos) mais comuns em Portugal são: Silva, Rodrigues, Fernandes, Gonçalves, Santos, Pereira, Costa, Ferreira, Gomes e Martins.

5.073.774 brasileiros(as) têm esse sobrenome
A variação “da Silva” ocupa a 22ª colocação, com pouco mais de 1 milhão no Brasil. Mas a origem de ambos é a mesma: como um sobrenome toponímico (de origem geográfica), deriva do termo latino silva, que significa “selva” ou “floresta”.

Quantos Silva tem em Portugal

Quer em versão “solitária” quer “em parelha” como, por exemplo, Sousa e Silva, Pinto da Silva, Oliveira e Silva ou Pereira da Silva, Silva é o que está em 1º lugar da lista dos apelidos mais frequentes em Portugal. Existem, segundo parece, cerca de 900 mil Silvas.Um estudo realizado com amostragem de 30.400 pessoas no Brasil mostra que 9,9% dos brasileiros contemplam "Silva" no seu sobrenome, seguido por 6,1% com sobrenome "Santos", 5,8% com sobrenome "Oliveira" e 4,9% com sobrenome "Sousa" (ou, na grafia arcaica, "Souza").O brasão da família silva é constituído de um fundo de prata onde sobressai um leão de púrpura ou vermelha. Ele se se encontra armado e lampassado de vermelho ou azul. Por timbre, tem o mesmo leão do escudo.