Tem que ir na academia todo dia? Verifique isto – Quantas vezes na semana devo ir para a academia


De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar. Não terá ganho nem de força, nem de hipertrofia, nem de queima de gordura, nem de resistência.Bem, a resposta é não. “Não é necessário treinar todos os dias, é recomendável distribuir os treinos de forma equilibrada para não sobrecarregar os mesmos músculos, para que eles tenham uma boa recuperação” explica Mila Toledo, profissional de educação física.

Assim, pode não só causar um platô, mas também danos aos tendões, ligamentos e articulações. Isso pode levar a lesões por uso excessivo e a sub-recuperação a longo prazo pode levar à síndrome de overtraining, que ocorre essencialmente quando o corpo entra em um estágio de colapso crônico.

Com a correria do dia a dia e tantas atividades que ocupam grande parte do tempo, treinar todos os dias é uma tarefa desafiadora. Mas não precisa se preocupar, porque treinar 3 vezes por semana já é o suficiente para você cuidar da sua saúde, alcançar seus objetivos e obter resultados.

Pode treinar 7 dias por semana

Quem treina por 7 dias na semana não passa pelo processo de anabolismo necessário para recuperar o corpo e, consequentemente, tende a sentir uma fadiga excessiva. Não é correto treinar assim!Para emagrecer é preciso ficar, pelo menos, duas horas por dia na academia. Segundo o professor da Cia Athletica Ricardo Wesley, a longo prazo, praticar atividades intensas (por exemplo, spinning ou corrida) por mais de 50 minutos seguidos pode até engordar.Treinando de 6-5 vezes na semana
Esse seria o ideal, pois é possível dar vários estímulos no mesmo músculo durante a semana e terá os dias de recuperação. Quando se treina de 6-5 vezes por semana você entra em total rotina de treino e fica cada vez mais difícil desistir.

A seguir listamos 5 opções de alimentos que podem ser combinados e são ótimos para o seu pré-treino.

  • Banana. Rica em carboidrato e potássio, a banana contribui para a energia do corpo e promove o relaxamento muscular, evitando cãibras e dores depois do treino.
  • Batata-doce.
  • Grãos integrais.
  • Pão integral.
  • Suco de frutas.

Quando não devo treinar

Sintomas como enjoo, vômitos ou diarreia podem te levar à desidratação, e, quando os fluidos do nosso corpo são reduzidos, podemos ficar sujeitos a cãibras musculares e/ou espasmos. É melhor evitar os exercícios até que os sintomas desapareçam completamente, já que a reidratação do corpo pode levar alguns dias.Essa dor pode surgir logo após os exercícios ou até 24h depois, e é completamente normal. A dor muscular pós-treino é reflexo da resposta dos músculos para reparar o dano sofrido – quando você se exercita, são criadas micro lesões que o corpo cura naturalmente, tornando-se assim mais forte.Recuperação muscular Tirar uma soneca após o exercício pode auxiliar na recuperação muscular. Quando você dorme, sua hipófise libera hormônio do crescimento (GH), importante para reparar e construir os tecidos musculares.

Frequência máxima
Essa reposta varia de acordo com a estratégia de treino traçada pelo profissional de educação física que planejou o seu treino. Segundo Guilherme, a frequência máxima descrita na literatura é de 5 vezes na semana, porém com volume de treino baixo em cada dia.

É o caso do tríceps.

5 frutas para o pré-treino perfeitas para quem se exercita com frequência

  • Banana concede energia para o treino.
  • Abacate auxilia na perda de gordura abdominal e concede energia.
  • Uva gera energia de forma rápida, é pouco calórica e rica em antioxidantes.

É bom comer ovo antes do treino

É bom comer ovo antes do treino O ovo é um dos alimentos mais completos, rico em micronutrientes e uma excelente fonte proteica para ganho de massa muscular. O consumo antes do treino pode ajudar na cota calórica e proteica dentro do plano alimentar individual.3- Faltar muitos dias
Não adianta você ir em uma semana e faltar na outra, ou frequentar a academia uma vez a cada 15 dias. Essa falta de regularidade aumenta o risco de lesões e faz com que seus objetivos fiquem cada vez mais longe.Estudos científicos comprovaram que treinar cansado aumenta a capacidade de guardar glicogênio muscular, se comparado a treinos descansados. Treino em fadiga é melhor que treino descansado em termos fisiológicos.