Tinha peixe na Santa Ceia? Verifique isto – Quais alimentos tinha na Santa Ceia


Um guisado de feijão, carne de cordeiro, azeitonas, ervas amargas, um molho de peixe, pão sem fermento, tâmaras e vinho aromatizado provavelmente estavam no menu da Última Ceia, diz uma pesquisa recente sobre a culinária palestina na época de Jesus.A nutricionista Thalita Muller Belafronte (CRN10-7900) explica “os peixes são animais pecilotérmicos, ou seja, de sangue frio, já os animais de carne vermelha e as aves são homeotérmicos, o sangue deles é quente”, assim se associa como o sangue que Jesus Cristo derramou na cruz.

Peixe. O peixe significa vida. Do grego, a palavra peixe “Ichthys” é um ideograma da frase “Iesous Christos Theou Yios Soter”, que significa “Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador”. Este símbolo cristão é um importante alimento consumido na Sexta-feira Santa, dia que recorda a morte de Jesus.

O peixe, inclusive, foi um símbolo adotado pelos primeiros cristãos. Isso porque a palavra Ichthys ou IXTUS, em grego, significa peixe e representa as iniciais de “Iesus Xristos Theos Huios Sopter” que significa “Jesus Cristo, filho de Deus e Salvador”. De maneira geral, peixe na Páscoa significa Vida.

Como era a Santa Ceia no passado

Para comer, os convivas se reclinavam sobre seu braço esquerdo e manuseavam alimentos e bebidas com a mão direita. Ao longo do tempo, conforme os costumes se transformavam, a arte cristã passou a representar a Santa Ceia com mesas e cadeiras.Segundo o médico, Jesus tinha uma alimentação saudável, consumindo alimentos naturais, tais como frutas, verduras, legumes, leguminosas (feijão, lentilha), pão integral, óleos vegetais, especialmente o azeite, além do consumo moderado de vinho.De maneira geral, a carne de peixe, também chamada de pescado, é derivada de todos os peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios, quelônios e mamíferos, de água doce ou salgada, que são utilizados na alimentação humana.

Quando uma pessoa é adepta ao vegetarianismo (regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes), mas não consegue abrir mão de consumir peixes e frutos do mar em suas refeições, ela automaticamente pratica o pescetarianismo.

O que significa o peixe no mundo espiritual

Os cristãos para se identificarem desenhavam no chão o peixe, assim podiam conversar sobre Cristo com outro cristão, sem correr o risco de ser atacado por um perseguidor, hoje esse simbolo continua a ser usado por algumas denominações cristãs e com o passar dos tempos essa figura veio se associando ao Cristianismo.O peixe na Bíblia
O mar da Galileia produzia muito peixe, que era secado e exportado para outras partes do império romano. Por isso, Jesus usava cenas comuns da pesca para explicar seus ensinamentos (Mateus 13:47-50). Pelo menos quatro dos apóstolos eram pescadores de profissão: Pedro, André, Tiago e João.Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição e da devoção cristã. O costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como prática de devoção típica do tempo da Quaresma.

Igreja evangélica – Diferente da tradição católica, a Igreja Evangélica não costuma necessariamente fazer jejum na “Sexta-feira Santa”. Segundo o pastor Luiz Zogob, na sexta-feira santa, os evangélicos não fazem o jejum da carne vermelha. “Podemos comer qualquer tipo de carne, comemos nessa data sem nenhuma proibição.

Ocorreu que na noite em que foi traído, era dia da páscoa judaica, e Jesus, reunido com os discípulos tomou um pão, deu graças e o partiu, em seguida deu a eles dizendo “Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22:19).

Jesus está no centro da mesa e em cada lado da figura estão seis de seus apóstolos, totalizando os doze: Pedro, João, Tiago (filho de Zebedeu), Tiago (Filho de Alfeu), André, Mateus, Bartolomeu, Simão Zelote, Felipe, Tomé, Judas Tadeu e Judas Iscariotes. Na extensa mesa encontram-se água, vinho, laranja, pão e peixe.

Qual era a fruta que Jesus mais gostava

Era uma das comidas mais importantes de Israel antigo, exportada pra todo Império Romano. No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras – como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.9 Isto comereis de tudo o que há nas águas: tudo o que tem barbatanas e escamas nas águas, nos mares, e nos rios; isso comereis. 10 Mas tudo o que não tem barbatanas nem escamas nos mares, e nos rios, de todo réptil das águas, e de toda alma vivente que há nas águas, esses serão para vós abominação.Quando uma pessoa é adepta ao vegetarianismo (regime alimentar que exclui todos os tipos de carnes), mas não consegue abrir mão de consumir peixes e frutos do mar em suas refeições, ela automaticamente pratica o pescetarianismo.