Onde está Yakecan agora? Verifique isto – Onde está o ciclone Yakecan neste momento


O ciclone Yakecan alcança hoje a costa do Rio Grande do Sul e vai trazer vento muito forte a intenso que localmente pode ser extremamente forte em pontos do Leste gaúcho com rajadas perto e acima de 100 km/h em grande parte da costa e da área da Lagoa dos Patos e entorno, mas que em algumas localidades podem exceder …A tempestade subtropical Yakecan foi um ciclone subtropical que durante o seu trajeto, passou pela região Sul do Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul e no Uruguai.

Tempestade subtropical Yakecan.

Tempestade tropical (SSHWS/NWS)
Pressão mais baixa 990 hPa (mbar); 29.23 inHg
Fatalidades 2
Danos Grandes

O ciclone mais intenso no planeta até agora em 2022 avança neste momento no Oceano Pacífico rumo ao continente asiático. Trata-se do supertufão Hinnamnor, o equivalente a um furacão de categoria 5 no Atlântico e Pacífico Leste, no momento deslocando-se de Oeste para Leste em direção a ilhas que pertencem ao Japão.

As pancadas de chuva vão se estender até o final da quinta, em Minas Gerais, para áreas do Triângulo Mineiro, no Oeste, e no Sul de Minas. A instabilidade atingirá ainda no fim do dia localidades mais próximas de São Paulo no Rio de Janeiro, como na região da Costa Verde.

Que horas chega o ciclone Yakecan

O pior do vento na capital e cidades vizinhas é esperado na noite de hoje, especialmente depois das 21h ou 22h, e no começo da madrugada da quarta-feira com rajadas de até 90 km/h e superiores a 100 km/h em alguns pontos da cidade.O ciclone deve atingir o sul entre as 20h de hoje e a madrugada desta quarta-feira (18)Segundo o Climatempo, a ventania impulsionada pela tempestade atingiu 107,6 km/h na região de Siderópolis, no sul de Santa Catarina –sendo a maior intensidade já registrada pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram).

O ciclone subtropical que se formou no Sul do continente e que já leva muita preocupação a estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina foi batizado pela Marinha com o nome de Yakecan, expressão tupi-guarani que significa “o som do céu”.

Que cidades o ciclone vai atingir

A lista de cidades que devem ser atingidas pelo campo mais intenso de vento hoje no estado de Santa Catarina inclui Laguna, Imbituba, Florianópolis, Palhoça, Biguaçu, Bombinhas, Balneário Camboriú, Itajaí, Penha, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, São Francisco do Sul e Itapoá.Segundo o site MetSul, os estados que podem ser afetados pelo ciclone são Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.A temporada começou oficialmente em 1º de novembro de 2021 e terminará em 30 de abril de 2022; no entanto, um ciclone tropical pode se formar a qualquer momento entre 1º de julho de 2021 e 30 de junho de 2022 e contará para o total da temporada.

Comuns na história climática brasileira, os ciclones extratropicais costumam se formar no extremo sul do país, entre o Rio Grande do Sul e Argentina e Uruguai, países vizinhos.

São esperados ventos de até 47 nós (87 km/h) no entorno do ciclone, principalmente no setor sul e de ondas, em alto-mar, de até 5,0 metros de altura.

"O Yakecan foi a sequência de um ciclone extratropical bastante intenso. Que se formou ali na costa da Argentina, sul do Brasil e Uruguai”, explica Ricardo de Camargo, professor do departamento de Ciências Atmosféricas da USP. Nessa época do ano acontecem mesmo ciclones na costa sul da América do Sul.

Qual o nome do ciclone de hoje

O ciclone Yakecan, agora classificada como tempestade subtropical, tomou os noticiários brasileiros na última semana. Em tupi-guarani quer dizer "o som dos céus". O nome foi escolhido pela Marinha e oficializado por meio do Aviso Especial 356/2022, publicado em 16 de maio.A expressão "mitacunhã porã" possui origem na Língua Geral Paulista (língua vinda do tupi e falada por todos do sul e sudeste do Brasil até o século XVIII). Significa "moça bonita".OROAÛSUB! O verbo "amar" é aûsub. O prefixo oro significa "eu te".