Pode nevar no Nordeste do Brasil? Verifique isto – Pode nevar no Nordeste


Os demais estados, incluindo todo o Norte, Nordeste e grande parte do Centro-Oeste possuem climas tropicais ou semiáridos e baixas latitudes e altitudes, tornando a neve (virtualmente) impossível.É por isso que a gente tem visto mais notícias de neve no Brasil, especialmente em cidades do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, mas os flocos de gelo também chegam ao Paraná. Inclusive, é possível nevar na capital, Curitiba.

Segundo o Climatempo e a Epagri/Ciram, a onda de frio será tão forte que pode nevar no dia 1º de novembro de 2022 na Serra Gaúcha e na Serra Catarinense. Se isso realmente acontecer, será a primeira vez que neva no Brasil em novembro.

Ao longo do inverno de 2022, muitas frentes frias vão avançar pela costa do Sul e Sudeste do Brasil. Algumas poderão alcançar até mesmo o litoral leste do Nordeste. Mas apenas algumas destas frentes frias trarão massas de ar frio de origem polar, fortes e duradouras, que serão caracterizadas como ondas de frio.

Porque o Nordeste não faz frio

Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão – com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.Em nível de região Nordeste, uma opção mais fria é Guaramiranga, no Ceará, a pouco mais de 100 quilômetros da capital Fortaleza. A cidade é encravada na Serra do Baturité, considerada de proteção ambiental, e registra uma média entre 10ºC e 13ºC entre julho e setembro.Sobre a possibilidade de neve, os especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes: impossível. “Não existe nenhum fenômeno meteorológico conhecido que possa fazer nevar na Bahia, mesmo em casos extremos”, cravou Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.

Altitude e baixas temperaturas, mas sem neve
"Temos picos muito altos em Rondônia, com temperaturas baixas, mas sem a chegada de uma massa de ar frio não é possível ter neve", afirmou. Isso explica por que neva em Nova York, uma cidade litorânea, mas em Santos e São Paulo não.

São Paulo já nevou

Na terça-feira, 25 de junho de 1918, São Paulo amanheceu coberta de branco. A névoa congelada da manhã foi a primeira e única neve que a cidade conheceu e naquele dia, o mais frio da sua história, um caso de amor se consumou.Para nevar, são necessárias temperaturas abaixo de zero, inclusive no solo. Por isso, a neve no Brasil não é algo tão comum fora das regiões serranas — alta umidade do ar e grandes altitudes são facilitadores.TEMPERATURAS NO NORTE E NORDESTE
O especialista da Climatempo, Cesar Soares, explicou ao portal g1 que isso ocorre por lá devido ao fato de que o ar frio que avança pelo continente consegue chegar ao Acre, mas não em outras regiões.

Do norte da Bahia ao Rio Grande do Norte, o inverno pode ir até julho ou agosto. (O sul da Bahia — Porto Seguro pra baixo — tem um clima diferente, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, e pequenos picos entre março/abril e outubro/novembro).

Fatores atmosféricos O Nordeste é uma área de alta pressão – com correntes de ar que transferem o calor para latitudes maiores -, situação que favorece a estabilidade do tempo e a ausência de chuvas.

A primeira delas foi em 1879, em Vacaria (RS), que chegou a mais de 2 metros de neve, seguida por outra muito intensa em São Joaquim (SC), em 1957.

Qual e a cidade mais fria do Nordeste

Piatã
Porém, Piatã, na Chapada Diamantina localizada no centro do estado da Bahia, abriga baixas temperaturas, dias nublados e frios que fazem parte da rotina dos moradores. Com pouco mais de 16 mil habitantes segundo o senso de 2010 a cidade ostenta o título de mais fria do Nordeste.Vai nevar em Gramado em 2022 e 2023 Não é possível afirmar com convicção sobre a precipitação de neve com tanta antecedência. Todavia, segundo os registros dos anos anteriores, existe grande possibilidade de nevar em Gramado em 2022 e 2023 nos meses de julho e agosto, como vem ocorrendo de maneira recorrente.Sobre a possibilidade de neve, os especialistas ouvidos pelo CORREIO foram unânimes: impossível. “Não existe nenhum fenômeno meteorológico conhecido que possa fazer nevar na Bahia, mesmo em casos extremos”, cravou Cláudia Valéria, meteorologista do Inmet.