Por que Cabral não quis ficar no Brasil? Verifique isto – Porque Cabral não descobriu o Brasil


A notícia foi mantida em segredo pelo governo português, devido à concorrência espanhola na conquista da América do Sul.O objetivo da viagem da esquadra era chegar até Calicute, na Índia, onde Cabral tinha ordens de realizar trocas comerciais com o mercado de especiarias locais. O caminho a ser traçado seria oficialmente o realizado dois anos antes por Vasco da Gama.

Os historiadores modernos acham que Cabral não sabia o que iria encontrar, mas imaginava que havia algo. Na época, contornava-se a África para chegar à Índia e, ao se afastar da costa para aproveitar as correntes favoráveis, os navegadores aproximavam-se de mares brasileiros.

Isso porque "descobrimento" é um termo eurocêntrico, uma vez que significa não haver habitantes nas terras encontradas pelos portugueses. Desse modo, a expressão “Chegada dos Portugueses ao Brasil” seria mais precisa, pois reconhece a existência de povos autóctones nestas terras.

Quem descobriu o Brasil não foi Portugal

Pedro Álvares Cabral
Pedro Álvares Cabral não foi o primeiro português a pisar em solo brasileiro. Na verdade, quem fez isso foi Duarte Pacheco Pereira, um navegador militar. Em 1498 ele foi designado por D. Manuel I para uma expedição secreta para reconhecer as zonas situadas além da marcação de Tordesilhas.A versão histórica oficial considera o explorador português Pedro Álvares Cabral (1467-1520) como o primeiro navegante a chegar em terras brasileiras, junto com uma frota de 13 navios e mais de mil marujos.Livro revive a pré-história brasileira e mostra que, antes dos portugueses, o país era mais do que florestas e uma dúzia de índios. Pequenas tribos de índios sem roupa vivendo em ocas rudimentares e caçando peixes para comer no jantar.

Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.

Por que Portugal não começou a colonizar o Brasil logo depois da viagem de Cabral

Isso ocorreu, sobretudo, porque o interesse da elite econômica portuguesa estava mais voltado ao desenvolvimento do comércio com a Índia, e por causa das dificuldades em averiguar as possibilidades econômicas do novo território.Manoel financiou a viagem de Pedro Álvares Cabral, que acabou entrando para a História do Brasil como o descobridor, mas Duarte Pacheco chegou primeiro e não levou os méritos. Como prêmio de consolação, Pacheco fez parte da frota de Cabral que tomou posse de parte das terras onde hoje é o Brasil.Afinal, qual foi a motivação dos portugueses Uma questão importante é saber que os portugueses tinham objetivos de explorar as novas terras, pois queriam conquistar mais territórios, buscar ouro e especiarias (cravo, pimenta, canela, etc.) e até converter pessoas para a religião católica.

Na verdade, a primeira viagem comprovada ao atual território brasileiro foi do espanhol Vicente Yáñez Pinzón, que chegou à costa de Pernambuco em janeiro de 1500, vários meses antes de Cabral. Apesar disso, não pode reclamar o território para a coroa da Espanha graças ao Tratado de Tordesilhas.

A independência do Brasil aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais. Quando a relação ficou insustentável, o separatismo surgiu como opção política, e o príncipe regente acabou sendo convencido a seguir esse caminho.

A colonização portuguesa no Brasil se efetivou a partir da exploração, povoamento, extermínio e conquista dos povos indígenas (povoadores) e das novas terras. Sempre que ouvimos falar da colonização portuguesa na América, lembramos logo da colonização do Brasil.

Por que o país recebeu o nome de Brasil

Por que Brasil O Brasil recebeu este nome porque nos primeiros anos de sua colonização era extraída das matas na costa brasileira a madeira chamada pau-brasil. Ela era usada para tingir tecidos e a cor que produzia era a cor da brasa.Antes de seguir para as Índias, Cabral e seus homens passaram dez dias no paraíso.Antes de ser Brasil, o país era chamado pelos índios de Pindorama, que na língua nativa significava “região ou país das palmeiras”.