Porque o futebol é importante para a sociedade? Verifique isto – Qual a importância do futebol na sociedade


O futebol seguiu sendo fundamental para a sociedade brasileira. Protagonista em mudanças políticas, econômicas, sociológicas e antropológicas. O que acontecia em campo e nas arquibancadas era influenciado pelos rumos do país, mas também ajudava a reger o caminho.Alguns técnicos que focam no esporte como instrumento para o desenvolvimento social entenderam que o futebol gera esperanças, promove valores positivos que têm impacto imediato e perene, ensina o trabalho em equipe e permite que as pessoas vejam que o sucesso e o fracasso são fundamentais para o crescimento e para uma …

Aqui no Brasil, o futebol é ainda mais essencial na vida da população do que em outros países do mundo. A Inglaterra também apresenta uma paixão absurda em relação ao esporte e o futebol. Em ambos países possui um papel de manutenção social importantíssimo.

Mais do que saúde física, o futebol nos ensina valores, mostra que quando atuamos unidos, a vitória está mais próxima; que quando temos disciplina, foco e persistência, não existe adversário que possa nos parar; que a amizade, a simplicidade e o companheirismo, são mais importantes do que a conta bancária.

Qual a relevância do futebol na vida dos jovens

Uma prática intensa de exercício esportivo beneficia enormemente os jovens; reduz o risco de sofrer de obesidade, diabete, enfermidades cardíacas e algumas formas de câncer.O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.O futebol tem o poder de mudar a nossa rotina
Quando o seu time vai jogar, você muda tudo o que têm para fazer naquele dia, adia compromissos, ou então muda totalmente a forma como vai para esse compromisso. Pode levar um rádio para acompanhar a partida por exemplo.

Entre inúmeros fatores, três podem ser considerados os mais destacados – o futebol é um esporte democrático, imprevisível e fácil de ser praticado. A imprevisibilidade é um dos fatores que mais atraem os apostadores, que estão sempre em busca de desafios.

O que aprendemos no futebol

Por ser um esporte coletivo, as crianças aprendem com o futebol a importância do respeito pelos colegas, pelos professores, treinadores, árbitros e, claro, pela equipe adversária. Na torcida, também é importante ensinar aos pequenos sobre o respeito dentro e fora de campo, desde cedo.As pessoas gostam de futebol porque apostam em si mesmas, confiam tanto em si mesmas que chegam a ser sentir culpadas quando não assistem ao jogo e o seu time sai derrotado. Elas fazem parte do time e a não presença pode significar a derrota ou o triunfo.No entanto, existem outras coisas em que o futebol pode acrescentar na sua qualidade de vida, como:

  • encontrar os amigos;
  • refrescar a cabeça;
  • controlar a ansiedade;
  • estimular o cérebro;
  • aumentar a coordenação;
  • aprender a improvisar.

Para os especialistas, o futebol – enquanto jogo, prática esportiva – também empodera as pessoas. Nas escolas e projetos educativos, quando em contato com o esporte, os alunos resolvem melhor seus conflitos, cuidam mais do espaço e dos colegas e conduzem de forma mais autônoma um papel de liderança positiva.

A prática de esportes beneficia grandiosamente as pessoas e até mesmo a sociedade, pois reduz a probabilidade de aparecimento de doenças, contribui para a formação física e psíquica além de desenvolver e melhorar tais formações.

Cidadania: o esporte eleva a autoestima e traz a sensação de integração/pertencimento. Com a distribuição de papéis e o convívio com as regras e diferenças individuais, a criança passa a se ver parte de algo maior, além de ampliar a consciência em relação aos direitos e deveres.

O que o futebol ajuda a desenvolver

Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. Portanto, a coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.O futebol é o esporte mais popular do mundo e suas origens remontam há 5 mil anos na China. O futebol moderno surgiu na Inglaterra durante o século XIX. O futebol é considerado o esporte coletivo mais popular do mundo. O futebol é o esporte coletivo mais popular do planeta.Fácil para qualquer um assistir e entender as regras, fácil de disseminar, fácil de angariar novos adeptos. É um esporte de inclusão, não precisa ser rico, na grama ou na terra. 3- Improvisação e presença de espírito são ingredientes que fazem o futebol ser mais atraente que tantos outros esportes.